A DHL Express quer ter mais de 14 mil carrinhas eléctricas na Europa até 2030, no last mile. 100 foram agora adquiridas à Fiat Professional.
A DHL Express anunciou uma parceria com a Fiat Professional, tendo adquirido as primeiras 100 unidades do novíssimo e-Ducato para as suas operações de last mile.
“Acreditamos profundamente que o futuro da logística last mile é eléctrico”, justificou Alberto Nobis, CEO da DHL Express Europe, citado em comunicado.
“Ao adicionarmos os e-Ducato à nossa frota, damos um passo importante para atingir o nosso objectivo de electrificar a maior parte da nossa frota de entregas last mile. Com a Fiat Professional, encontrámos o que procurávamos: tecnologia de ponta e baterias potentes que nos permitem alcançar mais de 200 km, com uma única carga, para entregar aos nossos clientes os seus envios Express – rápidos e ecológicos.”
Actualmente, a DHL Express já opera na Europa com cerca de 500 carrinhas elétricas, principalmente em zonas urbanas, e 14 mil veículos não elétricos.
Em linha com o desenvolvimento do e-commerce, a operadora prevê aumentar a sua frota europeia de distribuição last mile para cerca de 20 mil carrinhas até 2030, e aposta em que cerca de 14 mil delas sejam eléctricas.
A electrificação da logística last mile é um dos principais pilares do recentemente anunciado Roadmap de Sustentabilidade do Grupo DPDHL. O Grupo está a investir um total de 7 mil milhões de euros (Opex e Capex) até 2030 em medidas para reduzir as suas emissões de CO2.
Para além da electrificação dos veículos, os fundos vão ser aplicados, em particular, nos combustíveis alternativos da aviação e em edifícios neutros do ponto de vista climático.