A DHL Express acordou com a norte-americana Eviation a compra de 12 aviões cargueiros 100% eléctricos Alice. As entregas estão previstas para 2024.
Os e-cargueiros Alice podem transportar 1 200 quilos e têm uma autonomia máxima de 815 quilómetros (440 milhas náuticas). A tripulação é constituída por um único piloto.
O tempo de carga das baterias é de 30 minutos, ou menos, por cada hora de voo, de acordo com os responsáveis do fabricante do Alice, em Seattle. Na prática, os carregamentos podem acontecer durante as operações de movimentação das mercadorias.
“Acreditamos firmemente num futuro com uma logística de emissões zero”, refere John Pearson, CEO da DHL Express, citado em comunicado.
“Por isso, os nossos investimentos têm sempre o objectivo de melhorar a nossa pegada de carbono. No caminho para uma logística com operações limpas, a electrificação de cada modo de transporte desempenha um papel crucial e irá contribuir significativamente para o nosso objectivo global de sustentabilidade de zero emissões”, acrescentou.
“A parceria com empresas como a DHL, que são líderes no transporte sustentável de carga, é uma prova de que a era eléctrica está a chegar. Este anúncio é um marco significativo na nossa missão de transformar o futuro dos voos em todo o mundo”, sublinhou, por seu turno, o CEO da Eviation, Omer Bar-Yohay.
A Alice foi concebida especificamente para poder operar no transporte de passageiros ou carga. O primeiro voo está previsto para o final do corrente ano.