A DHL Express expandiu seu conceito City Hub para Haia, na Holanda. Este novo programa-piloto recorre a veículos eléctricos. Marca, aliás, a primeira utilização do furgão eléctrico StreetScooter, desenvolvido pela Deutsche Post-DHL, na rede DHL Express.
O projecto City Hub foi lançado pela DHL Express em Março com um programa de bicicletas de mercadorias para entregas de última milha em Utrecht e Frankfurt. As bicicletas DHL Cubicycle foram usadas em combinação com um furgão DHL para transportar um reboque personalizado para o centro da cidade, onde os contentores personalizados de 125 quilos são carregados em Cubicycles para entrega.
O programa-piloto da Haia substitui os Cubicycles por versões pick-up de uma StreetScooter e uma Nissan e-NV200, que articulam com camiões de 7,5 toneladas. Cada um dos dois veículos eléctricos podem transportar até três contentores personalizados, o que aumenta a capacidade de entrega face às Cubicycle.
A DHL admite, mais tarde, voltar a ter destas bicicletas em Haia para entregas em distâncias mais curtas ou em áreas urbanas com maior congestionamento.
O grupo Deutsche Post DHL adquiriu a StreetScooter GmbH em 2014 como parte da sua estratégia para reduzir as emissões relacionadas com a logística. Actualmente, existem mais de três mil furgões StreetScooter em operação, sobretudo na Alemanha, com a DHL Parcel. Na Holanda, o número de unidades em circulação supera a centena.
A DHL planeia duplicar a capacidade de produção da StreetScooter para 20 mil unidades anuais a partir de 2018, à medida que expande a frota própria e as vendas de terceiros.
“No âmbito da nossa estratégia de longo prazo para reduzir as emissões para zero até 2050, o grupo Deutsche Post-DHL estabeleceu o objetivo de operar 70% dos serviços de entrega de primeira e última milha com modos de transporte limpo até 2025”, afirma, em comunicado, o CEO da DHL Express Europa, John Pearson.