A DHL Express, em parceria com a EHang, lançou a primeira rota para transporte de encomendas por drones na China, anunciou a operadora.

O serviço inédito, concebido para um cliente específico, liga as instalações do cliente e o centro de serviços da DHL em Liaobu, Dongguan, na província de Guangzhou. O percurso de oito quilómetros demora cerca de oito minutos, contra os 40 minutos da tradicional solução rodoviária, garante a companhia.

A utilização de drones permite ainda uma poupança de até 80% nos custos por envio, bem como a redução do consumo de energia e da pegada de carbono, acrescenta.

O transporte é realizado por um drone desenvolvido pela EHang, especializada em Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). Os drones podem transportar até 5 kg de carga por voo, mas as suas vantagens não ficam por aí.

Os aparelhos “descolam e aterram em gabinetes inteligentes que foram desenvolvidos especificamente para o carregamento e o descarregamento totalmente autónomo do envio. Os gabinetes inteligentes conectam-se facilmente a processos automatizados, incluindo triagem, digitalização e armazenamento de correio expresso, e apresentam funções de alta tecnologia, como reconhecimento facial e digitalização de identidade”, refere o comunicado da DHL Express.

“Este é um momento emocionante para o sector de logística, com o crescimento contínuo da economia chinesa e do comércio transfronteiriço, particularmente no sul da China e na região da Greater Bay Area, que recebe cada vez mais PMEs e startups. Isto significa que há um enorme volume de necessidades logísticas, o que, por sua vez, cria novas oportunidades para implementar soluções inovadoras que podem impulsionar continuamente o crescimento com maior eficiência, sustentabilidade e menor custo”, refere Wu Dongming, CEO da DHL Express China, citado pela assessoria de imprensa.

“Em conjunto com a DHL, estamos muito satisfeitos por trazer a primeira rota de serviço de entrega de drones para a China em Guangzhou; é um marco de um novo começo na construção de logística aérea para cidades inteligentes. Aproveitando o lançamento de hoje, esperamos que a entrega de drones como uma solução logística inovadora seja expandida e implementada em mais áreas, e esperamos trabalhar com a DHL na construção do ecossistema para um sistema de transporte aéreo urbano multidimensional”, afirmou, por seu turno, Hu Huhihi, fundador e CEO da EHang.

DHL Express e a EHang dizem-se agora apostadas em desenvolver novas soluções e novas gerações de drones para as entregas de last mile nas zonas urbanas.

 

Comments are closed.