A DHL Express Portugal vai triplicar a capacidade da sua base no aeroporto do Porto, enquanto continua à espera de luz verde para investir no aeroporto de Lisboa.
Vinte e cinco milhões de euros é o investimento previsto para a plataforma da DHL Express no aeroporto Francisco Sá Carneiro. As obras – licenciadas em quatro meses pela Câmara da Maia – deverão arrancar em Maio próximo, para ficarem terminadas em Julho do próximo ano.
A área útil disponível aumentará dos actuais 3 752 m2 para 10 893 m2 e o número de cais passará de 68 para 102, podendo chegar aos 125, adiantou José Reis., o director-geral da operadora, ao “Expresso”.
A justificar o investimento está o crescimento da actividade. Desde a abertura da plataforma, há dez anos, as cargas movimentadas cresceram 184%, e só em 2021 e 2022 aumentaram 35% ao ano.
Também por isso, a empresa, que já dispõe de duas lojas próprias para atendimento aos clientes, no Porto e em Lisboa, planeia expandir a rede, com as próximas aberturas a acontecerem em Braga, Leiria e Funchal.
Alheio ao dinamismo do mercado, mantém-se o impasse no investimento da DHL Express no aeroporto de Lisboa, acordado com a ANA há já oito anos, mas que não sai do papel. Trata-se de um investimento de 50 milhões de euros, que não só duplicaria a capacidade instalada, como criaria a vantagem de trazer para o interior do aeroporto todas as operações, com os ganhos de eficiência e eficácia inerentes.
“Entre 2023 e 2025 investiremos facilmente 100 milhões de euros em Portugal se o projecto de Lisboa avançar”, assume, ainda assim, José Reis.
Maior prova de incompetencia e corrupção não existe, há quase 10 anos que a DHL aguarda sua licença para construir novo HUB no aeroporto de Lisboa ! Todas capitais europeias têm 1 ou 2 HUB da DHL além de outros HUB da concorrencia como em Barajas, Madrid com 2 DHL + 1Amazon, maior vergonha para Lisboa e Portugal é impossivel !!
Fantastica noticia para o Porto, tambem a easyjet vai investir imenso este verão no Norte, ótimas noticias para quem priduz riqueza e quem faz exportacoes. Só falta o porto de Leixoes dar um salto gigante nos seus mini- terminais para não ficar definitivamente atrasado e ultrapassado para sempre face à Corunha, Vigo, Aveiro e Lisboa
A diferença entre a camara do porto e de lisboa não podia ser MAIOR, a capital do Norte demora só 4 meses a licenciar e a capital do Sul depois de 8 anos continua sem licenciar o novo HUB de carga aérea. Tenham vergonha, Costa & Medina …