A DHL acaba de lançar o City Hub, uma solução que permite rebocar até quatro contentores no interior das cidades, para depois serem carregados nos Cubicycles da companhia para a distribuição na “last mile”.
Cada City Hub pode, de acordo com a DHL, substituir até dois veículos convencionais de entrega. Isto representa, acrescenta a companhia, uma economia de CO2 superior a 16 toneladas por ano e uma redução significativa em outras emissões.
Cada contentor pode transportar 125 quilos de carga (ou um metro cúbico em volume). Pelas duas dimensões estandardizadas (correspondentes a uma europalete), os contentores podem ser facilmente transferidos entre modos de transporte ao longo da cadeia logística, se tal se revelar necessário.
A DHL colocou em prática dois projectos-piloto do conceito City Hub, em Frankfurt e em Utrecht.
A companhia explica que o City Hub vem no seguimento da estratégia de utilização de bicicletas nas entregas nos centros das cidades. “A DHL Express já substituiu até 60% das rotas de veículos em cidades de alguns países europeus com bicicletas de carga e esperamos que o City Hub e o Cubicycle nos ajudem a acelerar essa abordagem em outros mercados nos próximos três a cinco anos”, indica, citado em comunicado, o CEO da DHL Express Europe, John Pearson.
Os Cubicycles, que foram desenvolvidos na Holanda e lançados na rede DHL em 2015, percorrem uma média de 50 quilómetros por dia.
Estes quadriciclos com assistência eléctrica, não têm apenas vantagens ambientais. Segundo a companhia, também permitem mais entregas por hora do que com um veículo convencional, dado que “fogem” melhor ao trânsito. Por fim, têm, pelas contas da DHL, menos de metade dos custos operacionais dos furgões.
A DHL Express introduziu bicicletas em mais de 80 cidades de 13 países europeus, incluindo 14 Cubicycles em sete cidades.