A oferta de transporte ferroviário de mercadorias entre a China e a Europa acaba de ser enriquecida com o arranque de um serviço de transporte de contentores com temperatura controlada, numa iniciativa da DHL Global Forwarding.

O novo serviço utiliza contentores de aço e alumínio, cujo sistema de refrigeração é alimentado por um motor diesel-eléctrico acoplado. A temperatura no interior dos contentores pode, assim, ser controlada entre os -25 e os +25 graus, consoante o tipo de mercadoria e as condições atmosféricas.

Até agora, o transporte de mercadorias mais sensíveis à temperatura, por via férrea, entre a China e a Europa tem sido dificultado pelas grandes amplitudes térmicas que se verificam ao longo do percurso e pelas temperaturas extremas no Verão e no Inverno.

Com a nova solução, combinada com um sistema de rastreamento dos contentores, os carregadores podem, inclusivé, alterar a temperatura dos seus contentores ao longo do percurso.

O serviço liga a cidade de Chengdu, na China, e a plataforma da DHL Global Forwarding em Lodz, na Polónia, através do denominado Corredor Ocidental, que garante o tempo de trânsito mais curto.

O serviço regular ferroviário entre a China e a Europa foi lançado no ano passado.

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