Doze anos volvidos sobre a inauguração das primeiras instalações no aeroporto do Porto, a DHL investiu 25 milhões de euros para triplicar a capacidade.
A partir de hoje, a DHL dispõe oficialmente (a inauguração aconteceu hoje, mas a laboração já está em pleno) do triplo de capacidade de processamento de encomendas no aeroporto do Porto.
Fruto de um investimento de cerca de 25 milhões de euros, iniciado em Março de 2023 e concluído no prazo previsto, a DHL dispõe agora de uma plataforma logística com uma área útil de 11 mil metros quadrados, dotada com equipamentos que permitem tratar 6 500 volumes/hora à importação (um acréscimo de 150%) e 5 000 volume/hora à exportação (mais 300%).
O edifício dispõe de 130 cais de carga/descarga, dos quais 119 estão preparados para veículos eléctricos (em linha com a ambição de operar exclusivamente com uma frota electrica).
O terminal está ainda equipado com avançados sistemas de automação, que incorporam equipamentos de raio-X e de pesagem e medição automática, o que permite um processamento rápido, eficiente e seguro das encomendas.
Actualmente, o terminal processa uma média diária de cerca de 11 mil envios. A expansão da capacidade deverá permitir suportar um crescimento anual de dois dígitos, nos próximos 10 a 15 anos. Mas também há 12 anos se pensava que as instalações então inauguradas iriam chegar para mais tempo…
“A inauguração deste novo terminal no Aeroporto Francisco Sá Carneiro assinala um marco importante para a DHL em Portugal; é um compromisso renovado com a inovação, a sustentabilidade e o crescimento económico do Norte de Portugal. Estamos orgulhosos de poder contribuir para o desenvolvimento desta região, apoiando as pequenas e médias empresas que são a base da nossa economia”, comentou José Reis, CEO da DHL Express Portugal, citado em comunicado.
É vergonhosa a passividade do aeroporto de Lisboa que se deixou outra vez ultrapassar pelo Porto na competividade internacional quanto atracão de novo investimento. Passaram 15 anos e NADA FOI FEITO pela ANA / VINCI na capital portuguesa ! Portugal ê assim única capital wue NÃO TEM HUB DA DHL, sendo que ao nosso lado, MADRID TEM A DHL E AMAZONno seu aeroporto, VERGONHA !