A Dinamarca vai usar um drone para verificar as emissões dos navios nas suas águas. O objectivo é garantir que cumprem os limites de teor de enxofre.

Dinamarca fiscaliza emissões de enxofre nas suas águas

A primeira missão de controlo de emissões de enxofre através de drone foi realizada na quinta-feira passada (11 de Abril). Após este teste, o drone, fornecido pela Agência Europeia de Segurança Marítima, começará a ser usado de forma programada nos próximos meses, de acordo com a Autoridade Marítima dinamarquesa.

O drone funcionará numa área a Norte da ponte do Great Belt, onde muitos petroleiros passam a caminho ou no regresso do mar Báltico.

Ao entrar no funil dos navios, o drone pode registar a quantidade de enxofre no combustível. Estes dados estarão disponíveis em tempo real para análise pelas autoridades dinamarquesas, que podem, assim, tomar medidas se um navio não cumprir os requisitos.

“O projecto contribuirá para uma aplicação mais eficiente das regras de enxofre, garantindo assim uma concorrência justa para as companhias de navegação e menos poluição dos navios”, indica, em comunicado, a Autoridade Marítima dinamarquesa.

 

 

 

Comments are closed.