Domingo, Junho 26, 2022
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    Faleceu o Pai da Logística em Portugal

    O que é um Porto?

    Concessionámos. E agora?

    Contos impopulares [i]

    Novas alianças nas linhas de contentores no horizonte

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

    MarinCadet – um projeto inovador para diplomados dos cursos marítimos

    ENIDH – Um mar de oportunidades

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    Faleceu o Pai da Logística em Portugal

    O que é um Porto?

    Concessionámos. E agora?

    Contos impopulares [i]

    Novas alianças nas linhas de contentores no horizonte

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

    MarinCadet – um projeto inovador para diplomados dos cursos marítimos

    ENIDH – Um mar de oportunidades

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

DizConserto

por Nabo Martins
25/01/2022
em Opinião
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Comboio da Medway

Foi você que disse que foi um conserto? Ou isto tudo não passou de um concerto? Há muitas maneiras de consertar coisas, mas também há muitas maneiras de as desconsertar.

Como as coisas mudam e se “consertam”.

Ainda há bem pouco tempo na “Europa Ferroviária” se levou à prática a política da separação vertical, que consistiu na criação de duas entidades distintas, nomeadamente, o gestor da infraestrutura (porque assim permitiria mais operadores) e o operador ferroviário, de forma a separar a gestão das infraestruturas da prestação dos serviços e assim permitir mais concorrência, logo, mais negócio.

Claro que a França e a Alemanha, entre outros, por exemplo, não o fizeram, ou seja, consertaram esta norma europeia de uma outra forma. A opção foi criar uma holding, (A palavra holding tem origem inglesa e significa controlar, manter, guardar), uma Sociedade financeira que não produz bens ou serviços diretamente, mas que possui e gere participações em outras empresas com o objetivo de controlar a participação acionista maioritária. Ou seja, ela detém a maioria das ações de outras empresas e controla a sua administração e as suas políticas. Interessante!

…no top 5 das companhias marítimas que mais dinheiro ganharam no último ano, três [têm] no seu portfólio operadores ferroviários

Portugal e Espanha decidiram pela separação, acreditando que essa decisão iria permitir aumentar e crescer no transporte ferroviário com o surgimento de operadores privados, nomeadamente de mercadorias. Entretanto, em Espanha surgem uma série de operadores privados e em Portugal apenas um, sempre com a companhia do chamado operador incumbente, Renfe e CP-Carga, respetivamente. O que é facto é que nem assim o transporte de mercadorias por ferrovia cresceu e aumentou a quota de mercado. Recordo-me de, por essa altura, em conversas de tertúlias de amigos, falarmos que uma das possibilidades era a criação de uma empresa de Portos e Ferrovia, até porque já era evidente algum crescimento na ferrovia sempre que esta se juntava às “cargas marítimas”.

Hoje, paradoxalmente, assistimos a empresas ligadas ao tráfego marítimo, sejam operadores portuários ou companhias marítimas. que olham para a ferrovia com elevado potencial para fazer alargar a sua área de influência e conseguir com isso mais negócio. Vejamos, o interesse da APDL no Porto Seco da Guarda, estando mesmo na disposição de gerir igualmente o de Leixões, constituindo-se assim como o gestor das plataformas rodo-ferroviárias, até agora, da IP (Gestor da Infraestrutura).

Não sei, se porque sim ou porque não, ou porque o Ano 2021 foi o ano da Ferrovia na Europa, depois de vermos participações de operadores logísticos em operadores ferroviários, assistimos, quando em crises sistémicas, aos armadores a adquirirem operadores ferroviários. Em tempos, a MSC avançou para a CP Carga, em 2020 a CMA-CGM avançou para a Continental Rail, e muito recentemente a COSCO para a Logitren.

Atentemos ao quadro infra e à particularidade de no top 5 das companhias marítimas que mais dinheiro ganharam no último ano três terem no seu portfólio operadores ferroviários. Se fossemos comparar igualmente se são operadores portuários, a surpresa seguramente não seria grande.

Paradoxalmente. serão as companhias marítimas que conseguirão fazer crescer o transporte ferroviário de mercadorias, pelo menos e para já na Ibéria, consertando o desconserto?

NABO MARTINS

 

 

 

 

 

 

Tags: Nabo Martinstransporte ferroviário de mercadorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade