Ainda não foi ontem que ficou decidido o destino do Ever Given. A pedido dos donos do navio, o tribunal egípcio concedeu mais um adiamento para negociar um acordo.
Os donos do Ever Given (a japonesa Shoei Kisen Kaisha) e as seguradoras do navio da Evergreen, representadas pelo P&I Clube do Reino Unido, apresentaram uma nova proposta de indemnização à Autoridade do Canal do Suez, na esperança de libertar o navio, arrestado desde 13 de Abril.
Os termos da proposta não foram revelados. Recorde-se que a Autoridade do Canal do Suez começou por exigir 916 milhões de dólares, valor que baixou para 550 milhões, com a condição de 200 milhões serem pagos “a pronto”.
As partes desavindas continuam a negociar, sendo que agora já falam em sessões de trabalho “positivas”.
Entretanto, o Ever Given continua fundeado na zona dos Great Bitter Lakes, carregado com os seus cerca de 20 mil contentores. Companhias como a Ikea e a Lenovo têm sido apontadas como sendo das mais prejudicadas pela retenção das mercadorias a bordo.
O Ever Given, recorde-se, encalhou no canal do Suez no dia 23 de Março, em circunstâncias que ainda não estarão devidamente apuradas, tendo interrompido a circulação naquela via navegável durante praticamente sete dias.
A Autoridade do Canal do Suez reclama a indemnização pelos custos reputacionais, pela perda de receitas e pelos encargos suportados com a libertação do navio.