No primeiro ano, os incentivos da DP World à transferência das cargas para a ferrovia à saída do terminal de Southampton retirou das estradas 64 300 camiões, anunciou a concessionária.
Há um ano, apenas um em cada cinco contentores destinados ao hinterland do terminal da DP World no porto de Southampton seguiam para o seu destino por comboio. Hoje, é um em cada três, mas o objectivo é atingir uma quota de 40% até ao final do próximo ano.
O “Modal Shift Programme” lançado pela DP World em Setembro do ano passado revelou-se um sucesso. De tal forma que a operadora portuárua decidiu prolongar por mais um ano os incentivos à transferência modal das cargas, da rodovia para a ferrovia.
Os incentivos visam sobretudo promover o transporte ferroviário de mercadorias em distâncias inferiores a 140 milhas (cerca de 225 quilómetros), onde a rodovia é mais competitiva. Para isso, a DP World concede um apoio de 70 libras esterlinar por contentor. Acima das 140 milhas, o incentivo baixa paa as dez libvras esterlinas (valor cobrado por cada contentor de importação desembarcado em Southampton).
No último ano foram, assim, lançados quatro novos serviços ferroviários para o transporte de contentores entre Southampton, Birmingham, Cardiff, East Midlands Gateway e Doncaster. A própria DP World lançou um serviço de ligação ao seu terminal de London Gateway.
Com a retirada de 64 300 camiões das estradas, a DP World sustenta que o incentivo reduziu as emissões de carbono em mais de 17 mil toneladas.