A DP World aumentou os volumes movimentados no terceiro trimestre em 3,1%. No acumulado dos primeiros nove meses do ano ainda perde 2,5%.
A DP World movimentou 18,3 milhões de TEU em todos os terminais de contentores que opera à escala global no terceiro trimestre de 2020, o que representa um incremento de 3,1% face ao mesmo período de 2019. Numa base like for like, a subida foi de 1,9%.
Em termos consolidados, a DP World movimentou no terceiro trimestre 10,6 milhões de TEU, o que representa um aumento de 3% em números absolutos, mas uma quebra de 1,7% numa base comparável.
No acumulado dos primeiros nove meses, a companhia sediada no Dubai movimentou 52,2 milhões de TEU, o que significa uma descida de 2,5% em termos reportados e de 2% numa comparação like for like.
De regresso às contas do terceiro trimestre, a DP World indica que o crescimento de 1,9% em termos comparáveis foi suportado pela Europa, Médio Oriente & África e Américas, com fortes desempenho de London Gateway (Reino Unido), Jeddah (Arábia Saudita), Sokhna (Egipto), Roterdão (Holanda) e Antuérpia Gateway (Bélgica).
Jebel Ali (Emirados Árabes Unidos) movimentou 3,4 milhões de TEU no terceiro trimestre de 2020, uma queda de 4,2% em relação ao período homólogo do ano transacto.
A propósito, o CEO da companhia, sublinhou o facto de a produção ter aumentado 1,9%, enquanto o mercado global regrediu 2.4%.
“Este desempenho está acima das expectativas e ilustra mais uma vez a resiliência do sector e a capacidade continuada da DP World de superar o mercado”, disse Ahmed Bin Sulayem, citado em comunicado.
“Olhando em frente, continuamos focados em controlar custos para proteger a rentabilidade e gerir o capex para preservar os fluxos de caixa. No geral, embora estejamos encorajados pelas tendências recentes, as perspectivas permanecem incertas, dada a possibilidade de novos confinamentos devido à segunda vaga da Covid-19, a incerteza geopolítica com as eleições nos EUA e a falta de progresso nas guerras comerciais. No entanto, o sólido desempenho dos nove meses deixa-nos bem posicionados para conseguirmos um desempenho financeiro relativamente estável em 2020 e continuamos confiantes no cumprimento de nossas metas para 2022”, acrescentou Ahmed Bin Sulayem.