A partir de Setembro, a DP World vai premiar, em dinheiro, os clientes que transfiram cargas da rodovia para a ferrovia no Reino Unido.
O “Modal Shift Programme” da DP World pretende aumentar para 40% a quota da ferrovia até ao final de 2025, com isso evitando a emissão de 30 mil toneladas de CO2 equivalentes por ano.
Ao abrigo da iniciativa, será cobrada uma taxa única de dez libras por cada contentor de importação cheio que chegue ao terminal de Southampton. O valor da taxa será devolvido aos clientes que utilizem a ferrovia para transportar os contentores para distâncias acima de 140 milhas (cerca de 225 quilómetros).
Os clientes que optem também pela ferrovia para transportar os seus contentores em distâncias inferiores às 140 milhas receberão um prémio de 70 libras por contentor.
Com esta iniciativa, a DP World propõe-se incentivar o recurso à ferrovia, sobretudo nas curtas distâncias, compensando de algum modo os eventuais sobrecustos, uma vez que nas distâncias mais longas (acima das tais 140 milhas) já estará provado que o comboio pode ser competitivo com a rodovia.
Para já, o programa de incentivos estará em vigor durante 12 meses.
A aposta da DP World na ferrovia, em Southampton e no London Gateway, desde logo com serviços entre os dois terminais, já retira cerca de 300 mil camiões das estradas a cada ano.