A DP World Maputo lançou um serviço ferroviário de transporte de contentores entre o porto moçambicano e capital do Zimbabué, Harare.
O novo serviço dedicado arrancou com uma frequência quinzenal, mas a intenção da concessionária do terminal de contentores de Maputo é torná-lo rapidamente semanal.
Com o novo serviço, o porto da capital moçambicana reforça a sua condição de porta de entrada/saída para os países vizinhos sem acesso directo ao mar, como são os casos do Zimbabué e da Suazilândia, mas também para a África do Sul.
Aliás, o serviço ferroviário para o Zimbabué surge pouco depois de a DP World Komatipoort, na África do Sul, ter anunciado a sua primeira importação por via terrestre a partir de Maputo.
Os contentores desembarcados no Maputo seguem directamente para o porto seco da DP World Komatipoort, onde as mercadorias são desalfandegadas e distribuídas no interios da África do Sul.
Em comunicado, a DP World Maputo reafirma a intenção de continuar a “desenvolver o Corredor de Maputo”, uma rota comercial considerada “vital” na África Austral.
Para tal, a operadora pretende apostar em “investimento em novas infra-estruturas para satisfazer a procura local, em paralelo com o aumento da capacidade do terminal de contentores”, depois da duplicação da área “entre 2016 e 2018”.