A DP World adquiriu à Associated British Ports (ABP) os 49% que ainda não detinha no terminal de contentores de Southampton, o segundo maior do Reino Unido.
Ao mesmo tempo, a DP World prolongou o contrato de concessão do terminal por 25 anos, agora até 2047.
“Com a propriedade plena do DP World Southampton poderemos agora combinar [a oferta] com o DP World London Gateway (…) para oferecermos aos nossos clientes o melhor serviço possível e um crescimento de longo prazo no Reino Unido”, comentou, em comunicado, o presidente da DP World.
Southampton é o segundo maior porto de contentores do Reino Unido, só superado por Felixtowe, onde o operador é a Hutchison. No ano passado, movimentou 1,8 milhões de TEU, o que lhe garantiu o 78.º lugar no ranking mundial.
Ainda no ano passado, o porto do sul de Inglaterra inaugurou um novo cais, com fundos de -16 metros (com possibilidade de ser dragado a -17 metros), capaz de operar os porta-contentores de 20 000 TEU ou mais.
Nenhum país do mundo gere de forma tão competente a oferta de transportes (terrestres, marítimos e aéreos) como a Inglaterra, em especial aeroportos e portos !!