A DPD e a Posten Norge vão operar com bicicletas de carga eléctricas em várias cidades europeias ainda em este ano.

A Posten Norge irá utilizar os veículos em Copenhaga, Oslo e Estocolmo e a DPD em Londres. As bicicletas de carga eléctricas em causa são a EAVan eCargo.

Desenvolvida pela Electric Assisted Vehicles Limited, sediada no Reino Unido, esta é uma bicicleta eléctrica com uma área de carga ligada à parte traseira, com uma velocidade máxima de até 25 km/h e uma carga útil máxima de 120 kg.

Ao contrário dos Cubicycle que a DHL está a testar, a EAVan eCargo tem uma posição vertical em vez de reclinada e possui tejadilho. Nesse sentido, é mais semelhante aos Truck Trikes que a UPS está a testar desde o ano passado em Seattle.

O fundador e CEO da EAV, Adam Barmby, destaca as vantagens da posição vertical e da cobertura do tejadilho. “Estar exposto aos elementos ou em baixo [em comparação] com o trânsito não vai agradar a ninguém, e todos estamos acostumados a ficar confortáveis num automóvel ou furgão; então começamos com a ideia do corpo externo [típico] dos veículos comerciais ligeiros e adicionamos o sistema de propulsão eléctrica com auxílio de pedais”, indica, em comunicado.

“Queríamos que a EAVan fosse o mais utilizável possível por qualquer pessoa. Não é fácil transferir as pessoas dos furgões para as bicicletas eCargo se elas acharem que será uma experiência terrível”, remata Adam Barmby.

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