A DPD comprou 25% do capital da espanhola PUDO, especialista em cacifos inteligentes, e da sua filial portuguesa.
Em Espanha, o negócio foi feito através da Seur, enquanto em Portugal o investimento foi assumido directamente pela DPD. Em ambos os casos, o objectivo é reforçar a aposta nos cacifos inteligentes como solução de entrega de encomendas.
A PUDO (o nome é a sigla para Puck Up, Drop Off) assume-se como líder ibérica na tecnologia de recolha/entrega de encomendas com recurso a cacifos inteligentes.
“A solução de lockers como pontos de entrega alternativa das compras de e-commerce está numa fase ainda muito precoce de desenvolvimento em Portugal mas ganhou um interesse crescente e até exponencial nos últimos meses”, indica Olivier Establet, CEO da DPD, citado num comunicado emitido a propósito.
“A PUDO foi a primeira empresa que apostou nesta solução em Portugal e detém claramente a maior rede nacional, com vários marcas internacionais e nacionais como clientes. Com esta aposta, a DPD assegura um acesso à maior rede de lockers em Portugal e desta forma lidera este movimento inovador no nosso país”, reforça.
A DPD Portugal projecta ter 250 cacifos inteligentes da sua rede Pickup até 2022 (actualmente são 50).
Em Espanha, a Seur projecta ter 500 cacifos no final do ano corrente e triplicar esse número num prazo de três anos.