A Drewry reviu em baixa, de 3,9% para 3%, a estimativa de crescimento do transporte marítimo de contentores para 2019 em termos de volumes.
A Drewry justifica a redução com vários “ventos contrários” que atingem o transporte marítimo de contentores. Destaque para a desaceleração da economia global alimentada pela guerra comercial EUA-China, o aumento da tensão geopolítica em muitas regiões do mundo e um sector que enfrenta novos e desafiadores regulamentos de emissões.
A consultora alerta, além disso, para os “medos existenciais” que começam a surgir e que poderão reduzir a procura por transporte marítimo de mercadorias no futuro, como a regionalização da produção nas cadeias de abastecimento e o impulso crescente pelo baixo carbono, que tem o potencial de mudar os hábitos de consumo globais.
“Continuamos confiantes em que o comércio mundial vai recuperar em 2020, mas muito dependerá de desenvolvimentos fora do controlo das companhias de transporte”, indica, citado pela assessoria de imprensa, Simon Heaney, director-chefe de pesquisa de contentores da Drewry.