O custo de operação dos navios cargueiros deverá aumentar nos próximos dois anos, após uma ligeira redução (1% a 2%) em 2015, indica o mais recente relatório da Drewry (“Ship Operating Costs Annual Review and Forecast”).

Evergreen

“Os custos operacionais poderão aumentar no futuro, pois a margem para cortes já está, na maioria dos casos, limitada. Contudo, os aumentos previstos para 2016 e 2017 deverão ser modestos, já que antecipamos pequenas subidas nos preços dos lubrificantes e outras commodities. Com uma fraca procura global, é previsível que a inflação continue baixa”, afirma, citado pela assessoria de imprensa, o director-geral da Drewry, Nigel Gardiner.

O relatório refere ainda “aumentos modestos” nos custos das tripulações, devido aos acordos com a Federação Internacional dos Trabalhadores de Transportes para os salários em 2016 e 2017. A consultora admite ainda que, se o mercado de transporte marítimo de mercadorias melhorar, o valor dos navios mais recentes aumentará e, assim, os prémios dos seguros de casco e máquinas também subirão, “mas apenas de forma ligeira”.

 

Os comentários estão encerrados.