A Drewry reviu de novo em alta a previsão de lucros para o sector do shipping de contentores, de 150 para 190 mil milhões de dólares.
Definitivamente, o céu parece ser o único limite para os lucros das companhias de transporte marítimo de contentores. A prova? No seu último Financial Research, a Drewry aumentou em 40 mil milhões de dólares a previsão dos lucros do sector para este ano e avisou que 2022 deverá ser ainda melhor.
Em Julho passado, a consultora previra um lucro anual de 100 mil milhões de dólares para o shipping de contentores. Um valor estratosférico. Mas depois aconteceu o terceiro trimestre e no arranque de Outubro a estimativa foi revista em alta, e logo em 50%, para 150 mil milhões de dólares. Até agora.
Na note de research divulgada em vésperas do Dia de Natal, a Drewry avança ainda que a margem operacional do sector se deverá fixar no ano em curso em 43%.
Os meios libertados têm permitido a várias companhias investirem em novos navios e/ou na aquisição de operadores ao longo das cadeias de abastecimento. Mas não só. A consultora sublinha que a “chuva” de dinheiro também ajudou a “limpar” 3,5 mil milhões de dólares de dívida em apenas nove meses, fixando-a em 73,2 mil milhões de dólares no final de Setembro. Sendo que um número considerável de transportadores terá já mais dinheiro em caixa do que dídiva.
O research trata de responder à pergunta se é chegada a hora de os investidores saírem do sector do shipping de contentores. E a resposta é, definitivamente, não. Porque os próximos tempos prometem ser ainda melhores. Pelo menos para as companhias e, logo, os seus accionistas.