O tráfego marítimo de contentores refrigerados (reefers) cresceu 8% em 2017 e deverá manter essa tendência, com os fretes também em alta, prevê a Drewry.

Transporte em contentores reefers aumentará em volume e em preço

Apesar do moderado crescimento do transporte marítimo de perecíveis, a transferência de cargas dos navios especializados para porta-contentores sustentará a expansão do transporte de reefers, ao mesmo tempo que aumentará os preços médios dos fretes desse tipo de equipamento, acrescenta.

A consultora indica, no relatório Reefer Shipping Annual Review and Forecast 2018/19, que o transporte refrigerado cresceu 5% em 2017, para 124 milhões de toneladas, acima dos 3,6% de subida média anual nos dez anos anteriores. Banana, carne e peixe foram as cargas perecíveis que potenciaram a subida no ano passado.

A Drewry estima que o tráfego de contentores refrigerados expandiu-se 8% em 2017, superando, assim, os já referidos 5% de crescimento do transporte refrigerado total.

“É expectável que a mudança modal para as companhias de transporte de contentores continue à medida que a frota especializada diminua”, refere, no documento, o director de pesquisa da Drewry, Martin Dixon. “De facto, a quota de mercado do sector especializado deverá cair dos actuais 20% para apenas 14% em 2022”, indica.

Faltam contentores refrigerados

A consultora indica, porém, que a disponibilidade de reefers ainda é um problema, particularmente em locais do hinterland, onde as companhias mostram relutância em reposicionar unidades vazias.

De acordo com a Drewry, a produção de novos contentores refrigerados recuperou em 2017 e a frota deverá continuar a crescer acima da procura mas, apesar disso, os desequilíbrios entre oferta e procura ainda não têm fim à vista.

Os preços médios dos fretes de transporte de contentores refrigerados subiram 3% nos seis trimestres que terminaram em Junho passado, ao passo que os valores médios dos contentores “normais” caíram 14%.

 

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