Dada a falta de capacidade no mercado, a DSV contratou três navios de 650 TEU para criar o seu próprio serviço entre a Dinamarca e a China.
O desequilíbrio entre a oferta de capacidade e a procura no Ásia – Norte da Europa está a colocar carregadores e transitários à beira de um ataque de nervos. A DSV decidiu avançar com uma solução própria.
À falta de capacidade de resposta das companhias de transporte marítimo de contentores, a DSV lançar o seu próprio serviço entre a Dinamarca e a China, alugando para o efeito os necessários contentores e contratando três navios multipurpose de 650 TEU cada.
A iniciativa diz bem do desespero a que os operadores estão a chegar e do nível estratosférico dos preços que estão a ser praticados. De outro modo, como explicar o racional de utilizar navios de 650 TEU para um tráfego onde só navios a partir dos 18 mil TEU são rendíveis?
Segundo a Freightos, os fretes Ásia – Norte da Europa no mercado spot subiram na última semana mais 29%, atingindo os 3 470 dólares/FEU. No último mês, a subida acumulada chegou aos 64%. E na comparação com a mesma semana do ano passado, o salto é de 137%.
A verdade é que não é só a DSV a deitar mão a navios multipurpose para assegurar o transporte dos seus contentores. A consultora Alphaliner assinalou ainda na semana passada que as companhias de navegação estão a tratar de “deitar a mão” a tudo o que flutua para responderem à forte procura e aproveitarem os fretes “do outro mundo”.