A DSV foi a escolhida para comprar a DB Schenker, superando a concorrência da CVC. A decisão, não confirmada oficialmente, terá ainda de ser aprovada pelo Conselho de Supervisão da Deutsche Bahn e pelas autoridades da concorrência.
De acordo com as agências internacionais, que citam fontes conhecedoras do processo, a DSV venceu com a sua proposta de cerca de 14 mil milhões de euros, reforçada com o anúncio de um investimento de mil mil milhões de euros na DB Schenker.
A CVC apresentou duas propostas, uma de cerca de 14 mil milhões de euros por 100% da companhia e outra avaliando a empresa em até 16 mil milhões caso o estado alemão se mantivesse como accionista minoritário da empresa. Acresciam mil milhões de euros em caso de êxito de uma futura cotação em Bolsa.
Os sindicatos preferiam a proposta da CVC, temendo os cortes nos postos de trabalho resultantes da integração da DB Schenker na DSV. A companhia germânica empresa cerca de 70 mil trabalhadores em todo o mundo, dos quais 15 mil na Alemanha.
Com a compra da DB Schenker, a DSV saltará para o topo do ranking dos maiores transitários mundiais. Nos últimos anos, a companhia dinamarquesa adquiriu a UTi (2016), por mil milhões de dólares, a Panalpina (2019), por mais de quatro ml milhões de dólares, e a Agility Logistics (2021), por 3,4 mil milhões de dólares.
O encaixe da venda da DB Schenker será usado pela DB para reduzir o seu passivo (cerca de 30 mil milhões de euros) e concentrar-se no desenvolvimento do sistema de transportes alemão.