A Peugeot anunciou que a variante eléctrica do furgão Boxer tem arranque de comercialização previsto ainda para este ano.
A Peugeot e-Boxer é, tal como os “primos” Citroën Jumper e Fiat Ducato, produzida nas instalações da Sevel, em Val di Sangro (Itália), sendo depois electrificada e homologada pela parceira BEDEO.
O veículo terá várias opções de carroçaria. A partir de três distâncias entre eixos (3 m, 3,45 m e 4,04 m), as versões de furgões fechados declinam-se em quatro comprimentos (L1, L2, L3 e L4) e 3 alturas (H1, H2 e H3), compreendendo um total de cinco silhuetas, que oferecem entre 5 e 17 m3 de volume útil, com uma carga útil máxima de até 1 890 kg (as baterias são montadas sob o piso, não tendo, por isso, impacto sobre o volume de carga).
É proposto ainda em outras versões, de modo a ir ao encontro das necessidades específicas dos profissionais que necessitem de bases de transformação para as suas viaturas: chassis cabina simples (L2, L3 e L4), chassis cabina dupla (L3) e chassis simples (L3 e L4).
e-Boxer com duas baterias à escolha
A Peugeot e-Boxer tem potência máxima de 90 kW (122 cv) e binário máximo de 260 Nm. A velocidade máxima está limitada electronicamente a 110 km/h (90 km/h nas versões de quatro toneladas).
Em termos de autonomia, o furgão eléctrico é proposto com uma dupla oferta, já que, em função das necessidades, as capacidades disponíveis das baterias de iões de lítio são de 37 kWh e 70 kWh. As versões L1 e L2 estão disponíveis com a bateria de 37 kWh para uma autonomia WLTP de 200 km, ao passo que as versões L3 e L4 (bem como a versão chassis cabina L2) estão equipadas com a bateria de 70 kWh para uma autonomia máxima de 340 km (autonomias ainda em processo de homologação).
Os tempos de recarga estimados pela Peugeot são de uma hora para conseguir 80% num carregador público de 50 kW (bateria de 37 kWh e 70 kWh). Já em ambiente doméstico (domicílio ou empresa), com uma wallbox de 22 kW uma carga completa ocorre em cinco horas (bateria de 37 kWh) ou nove horas (bateria de 70 kWh) com o carregador trifásico a bordo (22 kW); com uma wallbox de 7,4 kW demora seis (bateria de 37 kWh) ou 12 horas (bateria de 70 kWh) com o carregador monofásico a bordo (7 kW).