Os primeiros cinco dos 34 e.City Gold vendidos pela CaetanoBus à Abellio, no Verão do ano passado, já começaram a operar na linha P5 dos transportes de Londres.
A Abellio London Bus assegura mais de 8% da rede de autocarros da Transport for London (TfL) com cerca de 700 veículos. A compra dos autocarros eléctricos da CaetanoBus marca o início da electrificação da frota.
Para isso, a Abellio conta com a parceria da Zenobe Energy, especializada em sistemas de armazenamento de energia em baterias, com uma quota de mercado de cerca de 20% dos autocarros eléctricos no Reino Unido. No caso, a Zenobe garante o financiamento, o fornecimento das baterias e da estação de carregamento no ponto de recolha dos veículos, e ainda uma plataforma de software que optimiza a gestão dos consumos de energia.
Há cerca de um ano, em Maio, a Zenobe Energy anunciou um fundo de 120 milhões de libras esterlinas para ajudar os operadores de frotas a acelerarem a adopção de veículos eléctricos em todo o Reino Unido.
Os 35 e.City Gold da CaetanoBus serão operados pela Abellio nas linhas P5 e C10 de Londres.
Os veículos são semelhantes aos que já circulam em várias cidades portugueses, mas têm algumas características específicas, impostas pela Norma de Segurança para Autocarros da TfL. São os os casos dos “Sistemas de Monitorização por Câmara para substituir os espelhos retrovisores tradicionais, Assistente de Velocidade Inteligente, Sistema de Alerta de Veículo Acústico e um design frontal renovado para melhorar a segurança dos pedestres/utilizadores da estrada mais vulneráveis”, referiu a CaetanoBus no comunicado em que anunciou o negócio.
Estes são os primeiros autocarros eléctricos que a CaetanoBus vende no mercado britânico, onde já está há mais de 50 anos.