Pela primeira vez, um transporte multimodal rodo-marítimo foi realizado na Europa com recurso à carta de porte electrónica (e-CMR).

A novidade aconteceu esta segunda-feira e foi protagonizada pelo transportador rodoviário Trans Italia e pela companhia de navegação Grimaldi.

Um camião da Trans Italia, carregado com bobines de papel, partiu de Madrid para o porto de Valência, onde embarcou num navio da Grimaldi, que zarpou para Livorno, Itália. Ali chegado arrancou, de novo por estrada, para o destino final, em Verona. Tudo isso utilizando apenas a carta de porte electrónica.

“A implementação progressiva da e-CMR no transporte multimodal é um valor acrescentado para o seu desenvolvimento, já que remove múltiplos obstáculos de carácter burocrático ou administrativo”, comentou, citado em comunicado, Antonio Pérez Millán, presidente do departamento da associação espanhola ASTIC responsável pelo transporte multimodal, também envolvido nesta experiência.

Já Francesco de Candia, director comercial da Grimaldi Iberia, sublinhou a oportunidade que o e-CMR representa para todo o sector dos transportes e para as auto-estradas do mar, ao permitir a rastreabilidade da carga em todos os pontos da cadeia logística.

» Europa estreia CMR electrónico

Tags:

Comments are closed.