A opção pelo metanol verde (e-metanol) no transporte marítimo poderá acrescentar mil dólares ao frete de um contentor de 40″ entre a Ásia e a Europa.
A estimativa é da Drewry Consultants e levanta a dúvida sobre saber se a indústria do shipping de contentores estará disponível para, voluntariamente, pagar o prémio implícito na adopção dos combustíveis verdes.
De acordo com o exercício de cálculo realizado pela consultora, a factura do bunker (incluindo as taxas de carbono associadas) no transporte de um contentor de 40″ entre a Ásia e a Europa, utilizando um combustível tradicional, subirá 35% até 2026.
Optando pelo metanol ver (metanol produzido a partir de energias verdes), o aumento dos custos estimado dispara para os 350%.
Na sua análise, a Drewry salvaguarda a incerteza dos dados relativos à utilização do e-metanol, mas ainda assim, a diferença é enorme, podendo chegar aos 1 047 dólares por contentor de 40″ no Ásia – Europa.
Por isso, a consultora alerta para que os governos terão de fixar regras mais apertadas, ou mesmo obrigatórias, se quiserem promover a descarbonização do shipping.
Na semana passada, o Parlamento e o Conselho Europeu chegaram a um acordo sobre a redução das emissões do transporte marítimo de 2% até 2025 e de 80% até 2050.
A questão que fica é saber quem se disporá voluntariamente a pagar pela neutralidade carbónica da UE.