Segunda-feira, Junho 5, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Eu é mais Grupo TUI

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Eu é mais Grupo TUI

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

e-Metanol aumentará factura do combustível em 340%

por T&N
31/03/2023
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A opção pelo metanol verde (e-metanol)  no transporte marítimo poderá acrescentar mil dólares ao frete de um contentor de 40″ entre a Ásia e a Europa.

A estimativa é da Drewry Consultants e levanta a dúvida sobre saber se a indústria do shipping de contentores estará disponível para, voluntariamente, pagar o prémio implícito na adopção dos combustíveis verdes.

De acordo com o exercício de cálculo realizado pela consultora, a factura do bunker (incluindo as taxas de carbono associadas) no transporte de um contentor de 40″ entre a Ásia e a Europa, utilizando um combustível tradicional, subirá 35% até 2026.

Optando pelo metanol ver (metanol produzido a partir de energias verdes), o aumento dos custos estimado dispara para os 350%.

Na sua análise, a Drewry salvaguarda a incerteza dos dados relativos à utilização do e-metanol, mas ainda assim, a diferença é enorme, podendo chegar aos 1 047 dólares por contentor de 40″ no Ásia – Europa.

Por isso, a consultora alerta para que os governos terão de fixar regras mais apertadas, ou mesmo obrigatórias, se quiserem promover a descarbonização do shipping.

Na semana passada, o Parlamento e o Conselho Europeu chegaram a um acordo sobre a redução das emissões do transporte marítimo de 2% até 2025 e de 80% até 2050.

A questão que fica é saber quem se disporá voluntariamente a pagar pela neutralidade carbónica da UE.

 

Notícias Relacionadas

O dilema da descarbonização
Opinião

O dilema da descarbonização

30/05/2023
Táxis com apoios à descarbonização e digitalização
Mobilidade

Táxis com apoios à descarbonização e digitalização

24/05/2023
Produção de contentores em mínimos de 14 anos
Marítimo

Produção de contentores em mínimos de 14 anos

24/05/2023
A seguir
Medway e Takargo criam associação

APEF reclama estratégia para a transferência modal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Frota de aviões cargueiros crescerá 3,7% ao ano

Frota de aviões cargueiros crescerá 3,7% ao ano

02/06/2023
Putin quer proibir navios estrangeiros na Rota do Ártico

Rota do Mar do Norte aberta todo o ano em 2024

02/06/2023
CMA CGM adquire a La Méridional

CMA CGM adquire a La Méridional

02/06/2023
MAN fornece 100 camiões à TJA

Vendas de camiões dispararam 88%

01/06/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist