Quinta-feira, Fevereiro 25, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Governo quer regulamentar cargas e descargas

    COSEC segurou 600 milhões em exportações

    Grimaldi encomenda ro-ro para o West Africa

    Grimaldi encomenda ro-ro para o West Africa

    Lufthansa voará para os Açores no Verão

    Lufthansa voará para os Açores no Verão

    K+N, Panalpina e Bosch juntam-se à Schenker contra cartel da carga aérea

    CMA CGM Air Cargo descola a 8 de Março

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Governo quer regulamentar cargas e descargas

    COSEC segurou 600 milhões em exportações

    Grimaldi encomenda ro-ro para o West Africa

    Grimaldi encomenda ro-ro para o West Africa

    Lufthansa voará para os Açores no Verão

    Lufthansa voará para os Açores no Verão

    K+N, Panalpina e Bosch juntam-se à Schenker contra cartel da carga aérea

    CMA CGM Air Cargo descola a 8 de Março

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

É preciso imobilizar mais 350 mil TEU

por T&N
12/01/2011
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Sucedem-se os avisos à navegação sobre a necessidade de reduzir a capacidade da frota mundial de porta-contentores. Agora foi a vez da Alphaliner.

A capacidade da frota mundial de porta-contentores está a crescer mais que a procura, o que está a afectar já a taxa de ocupação dos navios. Os armadores deveriam retirar navios dos serviços, para manter a rendibilidade das operações mas não estão a fazê-lo para não perderem quota de mercado.

Actualmente a frota de porta-contentores imobilizada totaliza 326 mil TEU. Mas deveria ser de 700 mil TEU, para manter o equilíbrio entre a oferta e a procura, avisa a Alphaliner.

Ao longo de 2010 a frota em operação cresceu 21%, tendo passado de 11,55 milhões de TEU para 13,94 milhões de TEU. Fruto da entrega de navios novos (1,39 milhões de TEU) e da reactivação de navios parados (1,18 milhões de TEU), contabiliza a casa francesa.

Porém, se nos três primeiros trimestres do ano passado a subida da procura absorveu o aumento da oferta, tal deixou de verificar-se no último quarto do ano. As taxas de ocupação nas principais linhas caíram de máximos de 95%-100% (entre Maio e Agosto) para 80%-85% em Dezembro. E com isso a subida dos fretes abrandou para 3,2% e 3,8%, de acordo com os últimos índices de Xangai e Singapura.

As contas são da Alphaliner que avisa para os riscos que poderão advir da “teimosia” dos operadores em manterem a oferta, para não perderem quota de mercado. À custa das margens.

Também a Drewry Shipping Consultants avisou para o mesmo perigo, lembrando que a frota mundial de porta-contentores continuará a crescer este ano, com a introdução de mais e cada vez maiores navios. Na sua análise, a consultora britânica disse que os operadores parecem ter esquecido as lições do passado recente.

Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar cargas e descargas
Economia e Mercados

COSEC segurou 600 milhões em exportações

24 de Fevereiro, 2021
Grimaldi encomenda ro-ro para o West Africa
Marítimo

Grimaldi encomenda ro-ro para o West Africa

24 de Fevereiro, 2021
Lufthansa voará para os Açores no Verão
Aéreo

Lufthansa voará para os Açores no Verão

24 de Fevereiro, 2021
A seguir

Southampton com mais fundos de -14 metros

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

   

   

+ Recentes

Governo quer regulamentar cargas e descargas

COSEC segurou 600 milhões em exportações

24 de Fevereiro, 2021
Grimaldi encomenda ro-ro para o West Africa

Grimaldi encomenda ro-ro para o West Africa

24 de Fevereiro, 2021
Lufthansa voará para os Açores no Verão

Lufthansa voará para os Açores no Verão

24 de Fevereiro, 2021
K+N, Panalpina e Bosch juntam-se à Schenker contra cartel da carga aérea

CMA CGM Air Cargo descola a 8 de Março

24 de Fevereiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist