A Daimler Truck iniciou a produção em série do Mercedes-Benz eActros 600 na sua unidade de Wörth.
Depois do eEconic e do eActros 300/400, o eActros 600 é o terceiro modelo de camião eléctrico a bateria da Daimler Truck produzido em série. Todos saem da fábrica de Wörth, na Alemanha.
Apresentado no final de 2023, o eActros destina-se ao transporte de longo curso, garantindo uma autonomia de 500 quilómetros (que poderá até ser superada, dependendo da condução e do percurso realizado) e prometendo a realização de mil quilómetros diários com um carregamento intermédio no período de descanso do motorista.
“O segmento de longa distância na Europa (…) é responsável por dois terços das emissões de CO2 do transporte rodoviário pesado de mercadorias. o nosso camião eléctrico a bateria fará, portanto, uma diferença real”, sublinhou o CEO da Daimler Truck, no arranque da produção em série.
O novo eActros 600 será produzido na fábrica de Wörth, na linha de montagem existente da produção de série A, em paralelo e de forma flexível ao lado dos camiões a diesel, referiu a Daimler Truck em comunicado.
Ao contrário do que acontece com os eEconic e eActros 300/400, o eActros 600 será o primeiro camião eléctrico a ser montado numa única sala de produção.
Além da unidade de Wörth, estão também envolvidas na produção, com o fornecimento de componentes, as fábrica de Mannheim, Kassel e Gaggenau.
O arranque da produção em série do eActros 600 teve honras da presença da ministra de Estado da Economia, Transporte, Agricultura e Viticultura do Estado da Renânia-Palatinado.
Os eActros 600 produzidos nos primeiros meses destinar-se-ão essencialmente à própria empresa e a revendedores, nomeadamente para acções de demonstração. Contudo, devido aos apoios estatais disponíveis na Alemanha, alguns veículos para clientes serão produzidos e registrados ainda antes do final do ano corrente.