Quarta-feira, Maio 14, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

ECA do Mediterrâneo já entrou em vigor

por T&N
02/05/2025
em Marítimo
0
ECA do Mediterrâneo já entrou em vigor
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Desde 1 de Maio, os navios que naveguem no Mediterrâneo estão sujeitos aos novos limites de emissões de enxofre impostos pela ECA.

O Mediterrâneo tornou-se, assim, a mais recente ECA (Área de Controlo de Emissões de Enxofre), o que obrigará a mudanças nos operadores e nos portos de escala.

Na prática, o teor de enxofre nas emissões gasosas dos navios não pode agora ultrapassar os 0,1%, muito abaixo dos 0,5% permitidos até agora e que continuam a vigorar fora das ECA (por exemplo, na costa portuguesa).

Lertambém

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

13/05/2025
Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

13/05/2025

Para lidar com o novo contexto, os operadores de transporte marítimo têm de de utilizar combustíveis de baixo teor de enxofre (casos do VLSFO ou do gasóleo marítimo), tendencialmente mais caros, ou investir na instalação de scrubbers para “limpar” os gases expelidos. Os portos de escala, por seu turno, têm de adaptar a sua oferta de combustíveis e decidir se aceitam, ou não, a utilização de scrubbers.

No imediato, o impacto da ECA do Mediterrâneo será, de algum modo, limitado por força do desvio do tráfego de contentores Leste-Oeste para a rota do Cabo, devido à instabilidade no Mar Vermelho.

A partir daqui, recorde-se, fica apenas a faltar a ECA do Atlântico para impôr a redução das emissões de enxofre nas costas europeias. A criação da ECA do Atlântico Nordeste (um projecto liderado por Portugal) foi recentemente aprovada e deverá entrar em vigor até 2027.

Notícias Relacionadas

China proíbe descargas dos scrubbers
Marítimo

IMO: Emissões de enxofre caíram 77%

08/09/2022
A seguir
Administrações portuárias escapam a nova greve

Administrações portuárias escapam a nova greve

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Moldtrans prevê chegar aos 160 milhões de euros

Moldtrans prevê chegar aos 160 milhões de euros

14/05/2025
Greves: nem ruído, nem silêncio

Greves: nem ruído, nem silêncio

14/05/2025
Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

13/05/2025
Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

13/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados