A Associação de Armadores da Comunidade Europeia (ECSA) pede à União Europeia e aos Estados-membros um plano de salvamento e recuperação para o sector marítimo.
De acordo com a ECSA, o sector está a caminho do colapso devido aos constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19. “O transporte marítimo europeu atingiu um ponto de ruptura”, indica Claes Berglund, presidente da ECSA, citado em comunicado. “À superfície, o comércio continua a fluir. Abaixo da superfície, a nossas equipas estão perante um enorme desafio”, indica.
O comunicado da associação europeia salienta que a crise sem precedentes provocada pela necessidade de isolamento devido ao coronavírus requer uma reacção sem precedentes. A ECSA insta, por isso, todas as instituições europeias a adoptarem rapidamente um “plano de salvamento e recuperação direccionado” ao sector marítimo.
Claes Berglund, que é quadro da Stena Line, acrescenta que o financiamento deve ser mantido em aberto para as companhias de navegação, para que estas possam lidar com problemas imediatos de liquidez para evitar despedimentos, ajudar a refinanciar os seus empréstimos ou ter a possibilidade de suspender prestações e juros, e paralelamente, estender os prazo desses empréstimos.
“Sem as autoridades e os bancos a intervirem, muitas companhias não sobreviverão à crise e a quota da Europa no transporte marítimo global vai cair”, alerta Berglund.