Bergen e Cádiz são os dois mais recentes projectos de metros ligeiros concluídos pela Efacec nas últimas semanas.
Desde 2011 que a Efacec vem trabalhando no Metro Ligeiro de Bergen, na Noruega. Na passada sexta-feira, foi tempo de inaugurar a Linha 2, que acrescenta dez quilómetros e nove estações à rede.
Neste projecto em particular, a empresa portuguesa foi responsável pela gestão chave-na-mão de um contrato de mais de 12 milhões de euros, contemplando o design e fornecimento de todos os sistemas de telemática e telecomunicações, incluindo comunicações de voz e dados, sistema de rádio, informação ao público, videovigilância e detecção de intrusão, gestão técnica, localização de veículos, gestão de tráfego de operações, bem como expansão do Centro de Controlo existente, baseado no produto EfaRail, integralmente concebido pela empresa portuguesa.
Bergen, recorde-se, é a segunda maior cidade da Noruega, com uma população de cerca de 260 mil havitatantes.
No final de Outubro, foi inaugurado o Metro Ligeiro de Cádiz, na Andaluzia, Espanha, com uma extensão de 14 quilómetros e 17 estações, concebido para transportar 300 mil passageiros por ano entre as cidades de Cádiz, São Fernando e Chiclana de la Frontera.
Aí, a Efacec começou por assumir a componente de energia de tracção, que incluía a catenária, as subestações de tracção, instalações de média e baixa tensão, iluminação e telecomando, mas juntaram-se-lhe o fornecimento de um grupo de tracção de 3KVcc, bem como de um sistema de regeneração de energia nas subestações. Tudo num valor de cerca de 29 milhões de euros.
“São projectos estruturantes e mobilizadores que tiveram na base a experiência da Efacec de mais de 25 anos no fornecimento de sistemas electromecânicos para metros e metros ligeiros e que elevam a engenharia e a tecnologia da Efacec ao nível do que de melhor é feito mundialmente”, sublinhou Pedro Pinto, director da Unidade de Transportes da Efacec, citado em comunicado emitido a propósito.
Em Maio último, a Efacec concluiu o projecto do Metro de Odense (Dinamarca) e está actualmente envolvida na construção da Linha Sydavnen do Metro de Copenhaga (Dinamarca) e na extensão da Linha Amarela e na nova Linha Circular do Metro do Porto.
Precisamente, o Metro do Porto marcou a entrada a sério da empresa nacional nos projectos de metros. Desde então, seguiram-se muitos outros: Messina (Itália), Tenerife e Cádiz (Espanha), Argel, Oran e Constantine (Argélia), Nottingham (Reino Unido), Rio de Janeiro (Brasil), Bergen (Noruega) e Dublin (Irlanda).