A primeira linha do metro ligeiro de Odense, Dinamarca, é inaugurada amanhã, sábado. A Efacec assegurou a componente electromecânica, num contrato de 50 milhões de euros.
O metro de Odense, adjudicado há cinco anos a consórcio constituído pela Efacec, pela espanhola Comsa e pela dinamarquesa Munck, é apresentado pela empresa portuguesa como “um dos maiores projectos de engenharia nacional, bem como o mais complexo e abrangente ao nível de aplicação de valências, realizado a nível internacional na área da mobilidade pela Efacec”.
“A Efacec foi responsável por desenvolver e instalar a componente electromecânica do projecto, tendo a sua tecnologia sido integrada em todos os sistemas de energia, telecomunicações, sinalização e centros de comando”, precisa a empresa, em comunicado.
“Adicionalmente às exigências típicas de um projecto com as características das do metro ligeiro de Odense, de elevada complexidade e sofisticação tecnológica, a Efacec teve de dar resposta aos mais diversos desafios durante a fase de implementação do projecto”, sublinha, desde “a execução em plena crise pandémica até à resolução de condicionantes de circulação de pessoas e de trânsito (viaturas e bicicletas) no decurso da obra, numa cidade sem experiência de convivência com um sistema de metro”.
Iniciado em Junho de 2017, o projecto do metro de Odense contempla 14 quilómetros de linha, 26 estações de superfície, um centro de comando, 16 veículos e 56 cruzamentos, num orçamento global de três mil milhões de coroas dinamarquesas (a preços de 2014), prevendo-se que transporte diariamente 35 mil passageiros.
“É um projecto notável e emblemático que moldará o futuro de Odense, com soluções integradas nos campos da energia, mobilidade e ambiente, com a conectividade digital presente, áreas core da Efacec”, enfatiza a empresa.
Já para a Efacec, o projecto assume-se como “uma montra dos produtos e soluções de mobilidade sustentável” da empresa e “um projecto referência que potenciará novas oportunidades, nomeadamente ao nível da participação em outros concursos internacionais”.
Citado no comunicado, o CEO da Efacec, Ângelo Ramalho, considera que “a inauguração do metro ligeiro de Odense é mais uma evidência da competitividade tecnológica da Efacec e da capacidade de execução das suas equipas, nos mais diversos ambientes”.
“O metro ligeiro de Odense é um projecto emblemático na área da mobilidade e é um showroom vivo das diversas competências tecnológicas necessárias à execução de um projecto desta natureza. Todas desenvolvidas e entregues pela Efacec”, sublinha.
De acordo com a empresa portuguesa, o projecto do metro ligeiro de Odense é o que, em todo o seu portfólio, “integra o maior número de sistemas e valências ‘made by’ Efacec”, desde as subestações de tracção à catenária, sinalização ferroviária, comunicações, informação ao público, videovigilância, telefonia, sistema de localização de veículos e centro de controlo.