A Efacec anunciou ter ganho o fornecimento dos sistemas electromecânicos para uma terceira linha do Metro de Dublin, Irlanda. O negócio valerá mais de 25 milhões de euros para a empresa portuguesa.
Em causa está a construção de uma linha com seis quilómetros de extensão e 13 estações, designada LUAS Cross City, que tem a particular importância de interligar, através do centro da capital irlandesa, as duas linhas de metro já existentes.
A Efacec assume o desenvolvimento, fornecimento e instalação dos sistemas de energia, sinalização, informação, segurança e ainda o centro de comando de toda a rede (incluindo a supervisão de um novo parque de veículos).
A Efacec já esteve envolvida, entre 2007 e 2010, na construção das duas primeiras linhas do Metro de Dublin, a B1 e a C1.
A companhia portuguesa esteve na génese do Metro do Porto e nos últimos anos tem desenvolvido sistemas de metros ligeiros um pouco por todo o mundo. Ainda no ano passado inaugurou os metros de Constantine e de Oran, em Marrocos. E está agora a intervir no metro de Bergen.