A Efacec ganhou a empreitada de concepção e implementação das soluções de telemática na Linha do Oeste.
Em comunicado, a Efacec refere que a intervenção, no valor de 3,5 milhões de euros, “vem reforçar a capacidade e eficiência do serviço de transporte ferroviário através da melhoria dos níveis de disponibilidade e da redução dos tempos de percurso”.
No caso, as soluções de telemática a implementar “incluem, entre outros, os sistemas de alimentação, a rede de dados de suporte à exploração, a rede telefónica de exploração, o sincronismo horário, o sistema de supervisão técnica das infra-estruturas e a rede física de transmissão”, acrescenta a empresa.
“A Efacec congratula-se por voltar a merecer a preferência da Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP), reforçando a sua participação na modernização da linha do Oeste. Um projecto que reforça um portfólio desenvolvido para a Infraestruturas de Portugal, que se estende ao longo de mais de 50 anos e que traduz a confiança depositada na tecnologia Efacec e na capacidade de execução das suas equipas” refere Ângelo Ramalho, Chairman e CEO da empresa, citado no comunicado.
A modernização da Linha do Oeste compreende um investimento global superior a 155 milhões de euros, com a electrificação dos 85 quilómetros entre Meleças e Caldas da Rainha, o desenvolvimento e implementação dos sistemas de sinalização e a construção de uma subestação de tracção elétrica em Runa (já adjudicada também à Efacec).
Quando terminadas as obras – que somam grandes atrasos -, o tempo de percurso entre as Caldas da Rainha e Lisboa e entre Torres Vedras e Lisboa será reduzido em 30 minutos, e a capacidade da infra-estrutura poderá aumentar de 16 para 48 circulações segundo a IP.
No âmbito da mobilidade ferroviária, a Efacec está envolvida na construção da Linha Sydavnen do Metro de Copenhaga (Dinamarca), na renovação do Centro de Comando do Metro de Dublin (Irlanda), na extensão da Linha Amarela e nova Linha Circular do Metro do Porto e na concepção, construção e manutenção do Sistema de Mobilidade do Mondego.