A Eimskip anuncia para meados do mês corrente mexidas no netorwk de transporte marítimo de contentores. O objectivo da companhia é simplificar as rotas europeias e escandinavas.
O novo sistema, além de representar um marco no plano estratégico de melhorar a rentabilidade da companhia, abre caminho à colaboração que a Eimskip vai implementar, já a partir do primeiro trimestre de 2020, com a Royal Arctic Line (RAL).
Desde a Eimskip indicam que o novo sistema simplificará as rotas de europeias e escandinavas e permitirá à companhia oferecer partidas um dia mais tarde e menor tempo de trânsito de Roterdão e Aarhus para a Islândia. A Eimskip irá alinhar menos um navio nas rotas europeias, compensando com a operação de embarcações maiores, mantendo a capacidade e “baixando os custos unitários”.
“A Eimskip esteve, nos últimos meses, numa jornada para aumentar a rentabilidade e fortalecer a sua operação principal. A introdução do novo network de transporte de contentores é uma etapa importante dessa jornada com o benefício adicional de melhorar o nível de serviço e fiabilidade. Estamos a simplificar o nosso sistema com menos e maiores embarcações em rotas simplificadas, permitindo que transportemos o mesmo volume com menos escalas portuárias e, portanto, menor custo unitário por TEU. Além disso, com essas mudanças, criamos a plataforma para a cooperação planeada com o RAL”, indica, citado em comunicado, o CEO da companhia islandesa, Vilhelm Mar Porsteinsson.
Quanto ao impacto financeiro, tanto do novo sistema de rotas como do acordo de partilha de navios com a RAL, o executivo aponta para uma redução anual de custos operacionais na casa dos sete a nove milhões de euros.
“No entanto, é importante salientar que o objectivo está sujeito a vários factores críticos, como eficiência operacional e fiabilidade dos novos e fretados navios, operação portuária eficiente, cooperação com a RAL e desenvolvimento dos mercados petrolíferos”, salienta Porsteinssson.