Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

    A mudança de paradigma

    A mudança de paradigma

    Contos impopulares [i]

    Guerra na Ucrânia – O transporte de cereais

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

    A mudança de paradigma

    A mudança de paradigma

    Contos impopulares [i]

    Guerra na Ucrânia – O transporte de cereais

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Eixo Atlântico quer Alfa Pendular até Vigo

por T&N
18/01/2017
em Infra-estruturas
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, defendeu hoje a necessidade de ligar a Galiza a Lisboa por Alta Velocidade, para o que o governo espanhol deve construir os 30 quilómetros que separam Vigo da fronteira portuguesa.

CP Alfa na Estação de Guimarães

Do lado português, explicou o responsável, a modernização e electrificação da linha do Minho está em andamento para que “no final de 2018 ou no início de 2019” a ligação ferroviária por Alfa Pendular possa chegar a Valença, perto da fronteira com Espanha e com a cidade de Tui.

Contudo, do lado espanhol as linhas ferroviárias preparadas para a Alta Velocidade param em Vigo, impedindo uma ligação directa entre o norte da Galiza e cidades portuguesas como Porto, Lisboa e Faro, referiu o secretário-geral do organismo que agrega 38 municípios portugueses e galegos.

É precisamente para criar um corredor de ligação ferroviária em Alta Velocidade entre o norte da Galiza e Lisboa, que permita o trânsito dos Alfa Pendulares do lado espanhol, que o Eixo Atlântico pede agora sejam construídos os “30 quilómetros novos entre Vigo e a fronteira” portuguesa.

Tal ligação, entre Vigo e Tui, teria um custo já estimado em 450 milhões de euros que o Eixo Atlântico acredita poderem ser financiados pelas verbas do chamado “Plano Juncker” europeu, o que representaria um empréstimo sem juros pago em cerca de 25 anos.

Para Xoan Mao, a criação deste corredor de Alta Velocidade entre Portugal e a Galiza seria vantajoso não só para a eurorregião, mas também para várias cidades portuguesas que, a partir de Vigo, poderão chegar também em Alta Velocidade a pólos como Madrid ou o País Basco.

“A bola agora está no lado espanhol e nós estamos agora a dirigir todos os trabalhos ao governo espanhol para conseguir o compromisso desses 30 quilómetros novos”, disse.

Com Lusa

Notícias Relacionadas

Coimbra-B vai esperar pelo Metrobus
Infra-estruturas

Autarquia e IP querem estação intermodal em Coimbra-B

10/01/2023
Sacyr Neopul na Alta Velocidade galega
Infra-estruturas

Sacyr Neopul na Alta Velocidade galega

09/11/2022
Linha do Minho com o triplo da capacidade
Infra-estruturas

CCDR-Norte quer AV Porto-Vigo sem atrasos

22/09/2022
A seguir
Aeroporto de Macau negoceia voos para Portugal

Aeroporto de Macau negoceia voos para Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Porto de Bilbau lança terminal de contentores

Porto de Bilbau lança terminal de contentores

26/01/2023
Hapag-Lloyd investe em terminais na Índia

Hapag-Lloyd investe em terminais na Índia

26/01/2023
Santos e Vale recebe estrela do Programa Lean & Green Europe

Santos e Vale recebe estrela do Programa Lean & Green Europe

26/01/2023
TAP Cargo espera operar cargueiros em Junho

Carga aérea crescerá 3,7% ao ano até 2041

26/01/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist