A Ekol Logistics, em parceria com a Transuniverse Forwarding, propõe-se criar uma plataforma multimodal no North Sea Port (Holanda/Bélgica).
A Ekol Logistics e a Transuniverse Fo0rwarding já são parceiras nos portos de Barcelona e Ghent. Agora propõem-se construir um terminal rodo-ferroviário, numa área de 20 hectares, para servir a rede paneuropeia da Ekol e actuar como hub nas ligações marítimas com o Reino Unido.
A Ekol já opera serviços ferroviários ente COlónia e Trieste, onde é feita a ligação ao transporte marítimo de/para a Turquia.
“Queremos expandir esse tráfego para outros destinos na Europa”, diz o presidente do operador multimodal turco.
“O North Sea Port funcionará como hub para os serviços intermodais ferroviários entre a Espanha, a Grécia e o Magrebe, por um lado, e o Reino Unido e, mais tarde, a Escandinávia, por outro”, acrescentou.
O objectivo para o novo terminal é realizar 20 ligações semanais.
Os dois operadores projectam ainda desenvolver uma plataforma de cross-docking e um terminal ro-ro para servirem as ligações entre a Europa continental e o Reino Unido no pós-Brexit.
O North Sea Port resultou da fusão entre a holandesa Zeeland Seaports e o belga porto de Ghent, no início de 2018.