Terça-feira, Julho 8, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Entroncamento: sempre Estratégico, nunca Prioritário!

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Geopolítica em alta tensão: Risco ou oportunidade para os portos marítimos?

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Entroncamento: sempre Estratégico, nunca Prioritário!

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Geopolítica em alta tensão: Risco ou oportunidade para os portos marítimos?

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Electrificação da Linha do Algarve vai avançar

por T&N
07/09/2020
em Infra-estruturas
1
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A Infraestruturas de Portugal (IP) prevê lançar nas próximas semanas as empreitadas para a electrificação dos troços Tunes/Lagos e Faro/Vila Real de Santo António da Linha do Algarve.

No Dia da Cidade de Faro, o vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, anunciou para breve o arranque das obras para a electrificação da Linha do Algarve.

Lertambém

Portugal ficou de fora do CEF Transportes

Portugal ficou de fora do CEF Transportes

03/07/2025
IP investiu metade do previsto no trimestre

IP investiu metade do previsto no trimestre

25/06/2025

“Estamos à espera apenas das últimas autorizações. Os projectos de execução e o processo de avaliação ambiental Faro/Vila Real de Santo António estão concluídos, enquanto a avaliação ambiental do troço Tunes/Lagos está em fase de conclusão”, disse Carlos Fernandes aos jornalistas.

As empreitadas para a electrificação da totalidade da linha no distrito de Faro têm um valor global de 65 milhões de euros, comparticipado em 75% por fundos comunitários, e inserem-se no Plano de Investimentos da Ferrovia 2020.

De acordo com o responsável da IP, a electrificação dos dois troços ferroviários “vai permitir a modernização da Linha do Algarve, com a automatização de todas as passagens de nível e a supressão de duas”.

“Será um passo importante para a requalificação do sistema ferroviário do Algarve que permitirá à CP utilizar comboios mais novos, modernos, confortáveis e mais rápidos”, sublinhou.

Carlos Fernandes disse estimar que com a electrificação de toda a linha e com o novo material circulante “exista uma economia de tempo entre os 25 e os 30 minutos na ligação Vila Real de Santo António/Lagos”.

O vice-presidente da IP disse também que a empresa propôs ao Governo “uma melhoria significativa” da ligação ferroviária entre Lisboa e Faro, “um projecto que permite um conjunto de variantes à linha actual na zona da serra, com uma redução de tempo” na ligação entre as duas cidades.

Segundo Carlos Fernandes, a proposta para melhorar a ligação Lisboa/Faro foi feita ao Governo no âmbito do Plano Nacional de Infraestruturas, com “mais de 100 milhões de euros para a próxima década”.

O responsável acrescentou que se encontra também “em discussão um projecto da nova travessia ferroviária em Lisboa, que esteve prevista há alguns anos e que está colocada no Plano Nacional de infraestruturas, investimento que por si só permite ganhar cerca de meia hora entre Faro e Lisboa”.

“Gostaríamos que estes dois projectos arrancassem, ou seja, tivessem a aprovação do Plano Nacional de Infraestruturas, porque juntos poderão tirar cerca de uma hora na ligação entre Lisboa e Faro”, sublinhou.

Segundo Carlos Fernandes, com as duas intervenções estaria em causa um objectivo de duas horas na ligação Lisboa/Algarve, “contribuindo para um sistema ferroviário com outro nível de competitividade”.

Notícias Relacionadas

APEF critica qualidade e custos da infra-estrutura ferroviária
Ferroviário

APEF critica qualidade e custos da infra-estrutura ferroviária

02/07/2025
IP investiu metade do previsto no trimestre
Infra-estruturas

IP investiu metade do previsto no trimestre

25/06/2025
IP lança quadruplicação da Linha do Minho
Ferroviário

IP lança quadruplicação da Linha do Minho

20/02/2025
A seguir
Governo propôs pórticos para pesados na VCI do Porto

Porto quer desviar camiões da VCI para a CREP

Comentários 1

  1. Manuel F. Fernandes says:
    5 anos atrás

    A Electrificação e modernização da Linha do Algarve faz todo o sentido e só peca por tardia. Mas isso não é da responsabilidade da IP. A construção da TTT, adiada durante 130 anos (desde 1889, mais concretamente) e com capacidade para permitir a passagem de comboios de mercadorias de 750m, será uma enorme mais valia para redução do tempo das viagens, libertação de slots em percursos já saturados e criação de um eixo ferroviário eficiente na ligação entre a Linha do Norte e as do Sul, Alentejo e Europa. Fica ainda por anunciar a construção da Plataforma Logística do Poceirão, Porto Seco e Nó Ferroviário fundamental para uma interligação eficiente dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines ao Corredor Atlântico Sul e à Rede Transeuropeia de Plataformas Logísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Operadores logísticos confiantes em 2025

Operadores logísticos confiantes em 2025

08/07/2025
TTI Algeciras investe 150 milhões na expansão

TTI Algeciras investe 150 milhões na expansão

08/07/2025
AGEPOR pede fim dos "monopólios grevistas"

AGEPOR pede fim dos “monopólios grevistas”

08/07/2025
Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

08/07/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados