O Ministério do Fomento de Espanha aprovou os estudos prévios e de impacte ambientais complementares para a electrificação do troço Salamanca-Fuentes de Oñoro da linha ferroviária Medina del Campo – Salamanca – Fuentes de Oñoro.
Os estudos agora aprovados pelo governo do país vizinho são essenciais à conclusão dos projectos de execução das obras que permitirão trazer a tracção eléctrica até à fronteira portuguesa, com o que o tráfego internacional de mercadorias sairá beneficiado, através do Corredor Atlântico .
As obras no troço Salamanca-Fuentes de Oñoro prevêem a electrificação da linha a 25 KV, a adequação das instalações de segurança da linha e a construção de duas subestações de tracção (Barbadillo e Ciudad Rodrigo) e respectiva rede eléctrica. Além disso, serão construídos dois centros de auto-transformação (Fuente de San Esteban e Fuente de Oñoro) e estão previstas várias acções de melhoria do gabarito, sobretudo sob as passagens superiores (por causa da colocação das catenária).