O porto de Aveiro receberá amanhã, sexta-feira, a primeira escala de um serviço regular de contentores, da Ellerman, confirmou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS Fernando Delgado, o representante da companhia em Portugal.
O Kristin Schepers, o navio que assegurará o Iberia North Europe Express (INEX), da Ellerman City Liners, é esperado no porto de Aveiro na madrugada de sexta-feira. Nesta primeira escala, “essencialmente, posicionará equipamento, mas já carregará os primeiros contentores”, adiantou Fernando Delgado.
O Kristin Schepers garante uma oferta de capacidade de “cerca de 600 TEU”, considerada “suficiente” para as necessidades de um serviço que “fundamentalmente, aposta no short sea, ainda que possa servir também de complemento aos serviços de deep sea da companhia”.
No imediato, o novo serviço arranca com uma periodicidade quinzenal, mas, avança o rosto da Ellerman em Portugal, “a partir de Janeiro a frequência passará a semanal”. Cádiz, Setúbal, Aveiro, Teesport, Tilbury e Roterdão será a rotação normal.
Para além da novidade do serviço em si (na verdade, este é o primeiro serviço de short sea da Ellerman, que nasceu para ligar a China ao Reino Unido, num tempo de escassez de capacidade), chama a atenção a escolha de Aveiro como um dos portos de escala no nosso país.
“Queremos diferenciar-nos no mercado – justificou Fernando Delgado – e ir onde os outros não vão. Além do que Aveiro tem um enorme potencial, servindo uma vasta região no Norte e Centro do país”.
Há muito que as empresas da região reclamam serviços de contentores e, por isso, não será de estranhar a “muito boa receptividade à nossa oferta da parte dos potenciais clientes”, referiu o responsável, que sublinhou o “muito apoio” recebido da administração portuária.
Em Aveiro, o navio da Ellerman será operado pela PTM Ibérica, que também assegurará o agenciamento nesta fase de estabelecimento da companhia em Portugal.
“É sempre um desafio entusiasmante começar algo do zero”, disse Fernando Delgado, a propósito do lançamento da Ellerman em Portugal. Curiosamente, trata-se de algum modo de um regresso à “casa” onde trabalhou, há várias décadas, e cuja história viveu por dentro, com a transformação em Andrew Weir, MacAndrews, Containerships…
Portugal como quase sempre perde mais um investimento ENORME para Espanha, neste caso de energias limpas e renovaveis da Maersk que vai invesstir 10 mil milhoes euros em Hidrogeneo e Metanol. O porto de Sines perde a batalha …
A MSC que abra os olhos, tentamos usar os serviços do terminal da MSC em Aveiro e só colocam entraves, desviam sempre para Leixões o que se traduz num custo mais elevado do transporte.
Parabéns ao porto de Aveiro por mais este enorme contributo ao crescimento economico das 2 zonas, Centro e Norte, agora que o porto de Leixoes está com enormes dificuldades !