Uma delegação de técnicos da Zona Económica do Canal do Suez visitou o Porto de Sines nos dias 28 e 29 de Janeiro, no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve a SCZone – Suez Canal Economic Zone no passado mês de Setembro, no decorrer da Portugal Shipping Week.

O primeiro dia de trabalhos contou ainda com a presença do Embaixador do Egipto em Portugal, Adel Elalfy, que reuniu com o Presidente da APS, José Luís Cacho.

Colocando em prática o estabelecido no documento assinado, este encontro teve como finalidade a troca de conhecimentos no âmbito dos sistemas de informação, com especial destaque para o funcionamento da JUP – Janela Única Portuária e a sua ligação com a Autoridade Tributária e Aduaneira, factor considerado pela delegação egípcia como determinante para o sucesso da plataforma electrónica de despacho de navios e mercadorias.

A delegação teve ainda a oportunidade de visitar o Centro de Despacho de Navios do Porto de Sines e conhecer em detalhe o funcionamento de cada terminal portuário, assim como o relacionamento entre o porto e a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines.

Com a prossecução dos objectivos que levaram à assinatura do protocolo, as duas entidades reconhecem o interesse mútuo em estabelecer uma relação de parceria e cooperação para o desenvolvimento económico, tanto no aumento de oportunidades de negócios e volumes para o Porto de Sines, como no aumento do tráfego através do Canal de Suez.

Comments are closed.