O primeiro Embraer E190 cargueiro realizou um voo experimental de duas horas na zona da sede da companhia brasileira, em São José dos Campos.
“O programa E-Freighter abre uma nova oportunidade de negócios para a Embraer, atendendo à crescente procura global do setor de e-commerce, (…) aliando a alta tecnologia da família E-Jets a um desempenho operacional imbatível”, afirmou a propósito o presidente e CEO da Embraer, citado em comunicado.
“Estamos muito satisfeitos com o avanço rápido do período de testes do E190F e do E195F, que serão ferramentas importantes para os nossos clientes actuarem de forma mais ágil e descentralizada”, acrescentou Francisco Gomes Neto.
O programa de conversões dos E-Jets daEmbraer, do transporte de passageiros para transporte de carga, foi lançado em 2022. Antes deste primeiro voo experimental, a aeronave, propriedade da Regional One, companhia de leasing dos EUA, superou os testes de pressurização em solo e de carregamento de cargas.
De acordo com a fabricante brasileira, os E-Jets cargueiros terão oferecerão mais 50% de capacidade de volume, três vezes o alcance dos grandes turboélices cargueiros e custos operacionais até 30% menores do que os narrowbodies.
A sua capacidade de carga, combinando a capacidade do porão e do convés principal, será de 13 500 kg para o E190F e de 14 300 kg para o E195F.