A EMEF ganhou a manutenção dos 35 veículos Eurotram da Metro do Porto nos próximos três anos, num negócio de 10,6 milhões de euros.

Metro do Porto

Em comunicado, a EMEF refere que o contrato de manutenção foi assinado com a Metro do Porto, na sequência de um concurso público internacional, lançado em Julho do ano passado, para a “revisão geral dos 960 000 quilómetros dos veículos Eurotram”.

“Esta intervenção será iniciada em 2016, abrangendo 35 destes veículos da frota Eurotram da Metro do Porto, com possibilidade de extensão a mais cinco veículos”, acrescenta a EMEF no comunicado.

O actual contrato de concessão do Metro do Porto, adjudicado em 2010 à ViaPorto e sucessivamente prorrogado por causa da indefinição sobre a subconcessão da exploração da rede, não contempla a manutenção dos veículos, vindo esta a ser prestada pela EMEF.

No comunicado, o director-geral da EMEF, Castanho Ribeiro, realça que a vitória no concurso “é mais uma prova da capacidade e competência dos serviços especializados oferecidos pela EMEF nos mercados mais competitivos, onde pontuam as maiores empresas multinacionais do sector”. A execução desta manutenção acontecerá nas oficinas da EMEF em Guifões, Matosinhos.

Para que o concurso ganhe eficácia falta apenas o visto prévio do Tribunal de Contas.

A frota da Metro do Porto integra 72 unidades Eurotram, tendo capacidade para transportar até 9 000 pessoas por hora e por sentido, nos períodos de maior procura. Os veículos Eurotram têm capacidade para 216 passageiros, 80 dos quais sentados, podendo ser acoplados em conjuntos de dois, formando composições duplas.

Comments are closed.