Até ao final do ano, a EMEF será reintegrada na CP, de acordo com o plano estratégico hoje aprovado pelo Governo em Conselho de Ministros.
O plano contempla, entre outras medidas, um investimento plurianual de 45 milhões de euros, dos quais nove milhões já este ano, e a contratação imediata de 120 trabalhadores para a CP e 67 para a EMEF.
Ainda no relativo à EMEF, prevê-se a reabertura das oficinas de Guifões, a Norte, para aumentar a capacidade de renovação e manutenção de material circulante.
A EMEF, recorde-se, esteve para ser privatizada em 2015, mas uma queixa da Bombardier à Comissão Europeia inviabilizou a venda à Alstom.
No ano passado, foi anunciada a divisão da empresa e a criação de unidades autónomas, sob a forma de ACE (Agrupamento Complementar de Empresas), com clientes como a Medway e a Metro do Porto. Mas pelo menos a parceria com a ex-CP Carga não avançou. Pelo contrário, a Medway assumiu directamente, já este ano, a manutenção e reparação do seu material circulante.
A reintegração da EMEF na CP era uma velha aspiração da Comissão de Trabahadores, que agora fica em vias de ser concretizada.
Celebram-se 20 anos dos comboios Alfa (199-2019) e a história da incompetência da modernização da ferrovia de Guimarães a Faro, passando por Braga, Porto e Lisboa tem 3 nomes, todos do PS, a saber : João Cravinho o sonhador, Mário Lino o “jamais” e Pedro Marques o incompetente, depois de 20 anos e milhares de milhões investidos (linha mais comboios) Portugal ainda não conseguiu usar a 100 € os FIAT pendolinos só 23 % da linha o permite vergonha maior não existe em toda a Europa, é isto o António Costa !
… 100 %…