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Encomendas da MSC batem recordes

por T&N
11/10/2022
em Marítimo
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A MSC tem encomendados navios com uma capacidade equivalente à da Hapag-Lloyd, número cinco no ranking mundial de companhias de transporte marítimo de contentores.

Alphaliner e Linerlytica contabilizam de modo diferente as encomendas de novos porta-contentores colocadas pela MSC e as compas de navios em segunda mão feitas pelo armador helvético. Mas ambas convergem em que se está perante um fenómeno sem precedentes.

Fonte: Linerlytica

De acordo com a Alphaliner, a MSC soma agora  126 potra-contentores encomendados, com uma capacidade agregada de 1,76 milhões de TEU, relativa a 39% da sua frota actual. Já a Linerlytica fala num total de 1,96 milhões de TEU, equivalentes a 43% dos 4,5 milhões de TEU com que opera.

Uma coisa é, porém, certa: a capacidade encomendada pela MSC iguala – ou até supera – a operada actualmente pela Hapag-Lloyd. E a companhia germânica é a número cinco mundial.

Outro dado seguro é que as encomendas da MSC, em termos de capacidade de transporte, ultrapassam as compras conjuntas da Maersk,  CMA CGM e COSCO, respectivamente segunda, terceira e quarta do ranking mundial.

Mas o destaque da MSC entre os seus pares não se fica pelas encomendas de novos porta-contentores.

Desde o princípio do ano, quando destronou a Maersk da condição de número um mundial, a MSC ampliou a sua vantagem sobre a rival e parceira na 2M para cerca de 200 mil TEU.

A ascensão ao primeiro lugar do ranking e o crescimento nos últimos meses foram conseguidos em boa parte também à custa da aquisição de navios em segunda mão.  Também aqui, os números da Alphaliner e da Linerlytica divergem, mas coincidem no essencial: nos últimos dois anos, a companhia da família Aponte adquiriu entre 240 e 296 navios usados.

E com isso alterou substancialmente o  mix de navios próprios e fretados na sua frota, com os primeiros a representarem agora a maioria: em número, segundo a Alphaliner, em número e capacidade de acordo com a Linerlytica.

Resta saber como irá agora a MSC gerir a entrega de tantos novos navios nos próximos anos, quando o mercado dá sinais de claro arrefecimento.

 

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