A carteira de encomendas da MSC ultrapassou a fasquia dos dois milhões de TEU com o anúncio de mais um contrato para quatro navios de 21 700 TEU, com opção para outros tantos.
O Zoushan Changhong International Shipyard anunciou ter fechado com a MSC mais um contrato, agora para a construção de quatro porta-contentores de 21 700 TEU, dual fuel a GNL, com opções para mais dois e mais dois. O valor do negócio não foi divulgado.
Este não é o primeiro contrato entre a MSC e o estaleiro chinês. Acordos anteriores contemplaram a construção de dez navios de 11 500 TEU, dez navios de 10 300 TEU e 12 navios de 19 000 TEU. Mas os navios agora acordados serão os maiores a ser construídos no Zoushan Changhong International Shipyard, com os 366 metros de comprimento e 61,3 metros de boca.
Apesar das incertezas que prevalecem no mercado, a MSC não dá sinais de abrandar nas compras de novos navios. Ainda em Dezembro tinha contratado dez porta-contentores de 24 000 TEU. E, como lembrou o analista Lars Jensen, desde o início da crise no Mar Vermelho o armador helvético cresceu a sua frota em 800 mil TEU e encomendou navios até 600 mil TEU.
De acordo com a Alphaliner, a carteira de encomendas da MSC ascende agora a 2,065 milhões de TEU (32,2% da capacidade da sua frota actual), relativos a 133 navios. A CMA CGM tem encomendados um total de 1,32 milhões de TEU, a COSCO 880,9 mil e a Maersk 758,6 mil.