Terça-feira, Abril 13, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    Voar longo curso em low cost, eu levo os amendoins

    O que é um Porto?

    A licença social para operar e expandir um porto enquanto vantagem competitiva

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A inércia que gera inércia

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Pedro Galveia

    Combustíveis marítimos e descarbonização – Incertezas

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a JUL

  • ENTREVISTAS
    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Pedro Polónio, Presidente da ANTRAM

    Entrevista a Pedro Polónio (ANTRAM)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    Voar longo curso em low cost, eu levo os amendoins

    O que é um Porto?

    A licença social para operar e expandir um porto enquanto vantagem competitiva

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A inércia que gera inércia

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Pedro Galveia

    Combustíveis marítimos e descarbonização – Incertezas

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a JUL

  • ENTREVISTAS
    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Pedro Polónio, Presidente da ANTRAM

    Entrevista a Pedro Polónio (ANTRAM)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Marítimo

Encomendas de navios em mínimos de 17 anos

por T&N
11/08/2020
em Marítimo
1
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

As encomendas de porta-contentores, graneleiros e navios-tanque atingiram o ponto mais baixo em 17 anos devido à Covid-19, diz a BIMCO.

“A actividade de contratação sentiu rapidamente os efeitos da pandemia, com armadores e investidores a mostrarem pouco apetite por novos navios”, indica Peter Sand, analista-chefe de transporte marítimo da BIMCO.

As encomendas de navios de granéis sólidos e porta-contentores foram as que mais caíram. Com 63,4 milhões de toneladas DWT, a carteira de encomendas de granéis sólidos está ao seu nível mais baixo desde Abril de 2004 e é 34,7% menor do que há 12 meses. Já as encomendas de porta-contentores baixaram 10,3% face a Julho de 2019 e estão em mínimos desde Setembro de 2003. A queda deixou o rácio das encomendas face à frota em operação em apenas 7,7%, o nível mais baixo em muitos anos.

Também as encomendas de navios-tanque caíram, mas menos. A BIMCO justifica-o por a carteira de encomendas de petroleiros ter estado a um nível muito mais baixo nas últimas duas décadas. A carteira dos navios-tanque está nos 36,3 milhões de DWT e a dos petroleiros nos 12,1 milhões de DWT, uma queda de 4,2% e 12% em relação há 12 meses, respectivamente.

Desmantelamentos regressam

A redução das encomendas surge numa altura em que muitos armadores regressam aos desmantelamentos de navios. Os dados da BIMCO revelam que a actividade total de demolição em Julho foi de 1,8 milhões de DWT, um aumento de 1,2 milhões de DWT face a Julho de 2019, e de quase 400% em relação aos abates registados em Abril de 2020.

Apesar do aumento nos desmantelamento e do declínio nas entregas em muitos segmentos de navios, as frotas continuam a crescer porque, em termos de volume, as entregas são muito maiores do que os abates.

“O aumento contínuo no fornecimento de navios, apesar dos desmantelamentos e de menos contratos de novas encomendas, não pode ser ignorado, pois o volume do comércio mundial está condenado a ter uma queda considerável este ano, e não se prevê que retorne aos níveis pré-pandemia antes de, pelo menos, 2022. Embora o declínio nas encomendas resulte em desaceleração do crescimento da frota, o equilíbrio nos mercados do transporte marítimo poderá revelar-se ilusório nos próximos anos”, conclui Peter Sand.

 

 

Notícias Relacionadas

Carteira de encomendas dos estaleiros cai para 2,3 anos
Marítimo

Encomendas de porta-contentores disparam

8 de Abril, 2021
Calais quer UK a pagar controlo de migrantes
Rodoviário

Reino Unido volta a exigir testes Covid-19

6 de Abril, 2021
Covid-19: Alemanha limita acessos de França
Rodoviário

Covid-19: Alemanha limita acessos de França

29 de Março, 2021
A seguir
Transtejo – A gestão do desprezo

Quem tem medo do "shipping"?

Comentários 1

  1. Helder Almeida says:
    8 meses atrás

    Gostaria de ler algum comentário de entusiastas de navios “autónomos” que, segundo alguns, deveriam começar a operar em 2020. Que alterações na legislação já fez a IMO para esses navios poderem navegar em águas internacionais? e alterações a nivel de cada Estado? e já agora: poderei estar enganado, mas a pandemia veio estragar muitos planos…

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

            

+ Recentes

Viana do Castelo repete abastecimento de GNL

Viana do Castelo repete abastecimento de GNL

12 de Abril, 2021
ETE renovou passadiços do Terreiro do Paço

ETE renovou passadiços do Terreiro do Paço

12 de Abril, 2021
3 Meses de Brexit

3 Meses de Brexit

12 de Abril, 2021
World Voyager estreia-se nas Canárias

World Voyager estreia-se nas Canárias

12 de Abril, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist