Segunda-feira, Outubro 2, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Encomendas de porta-contentores chegarão aos 1,6 milhões de TEU

por T&N
01/02/2011
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
As encomendas de navios porta-contentores caíram 21% no ano passado, para um nível normal, abrindo espaço para o regresso às compras, mas com cautela, prevê a BIMCO.

A actual carteira de encomendas de porta-contentores ascende a uns 587 navios, correspondentes a 3,86 milhões de TEU. O equivalente a 28% da capacidade da frota actualmente em operação.

A BIMCO considera que o actual rácio entre encomendas e navios no activo está em linha com o que era normal antes do “boom” iniciado em 2003 – que atingiu o pico em Novembro de 2007, quando o nível das encomendas chegou aos 61% da frota em operação em termos de capacidade.

Para este ano, a organização nórdica estima que podem ser contratados mais 1,6 milhões de TEU, num fluxo normal de encomenda de novos navios. Mas avisa que a oferta de capacidade permanece abundante.

As previsões apontam este ano para um crescimento de 9% da frota mundial de porta-contentores, com o início de operação de cerca de 1,4 milhões de TEU.

A eventual contratação de navios de 18 mil TEU pela Maersk não deverá motivar uma “corrida” a esse tipo de navios, antecipa a BIMCO. Pelo contrário, antecipa, o “contágio” do mercado deverá fazer-me lentamente, tal como quando surgiram os primeiros navios de mais de 10 000 TEU. E avança várias razões: o mercado não quer mais volatilidade, os portos precisam de se preparar para os novos gigantes, e o preço estimado de cada navio (na casa dos 180 milhões de dólares) é um forte desincentivo.

Notícias Relacionadas

Estado tarda a pagar obras no porto das Lajes das Flores
Marítimo

Açores lança novo porto das Lajes das Flores

02/10/2023
Scan Global Logistics compra portuguesa FLS
Logística

Scan Global Logistics compra portuguesa FLS

02/10/2023
Lisboa estreia ligação semanal à América do Sul
Marítimo

Lisboa estreia ligação semanal à América do Sul

02/10/2023
A seguir

CP fecha Linha de Leixões e Ramal de Cáceres

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Estado tarda a pagar obras no porto das Lajes das Flores

Açores lança novo porto das Lajes das Flores

02/10/2023
Scan Global Logistics compra portuguesa FLS

Scan Global Logistics compra portuguesa FLS

02/10/2023
Lisboa estreia ligação semanal à América do Sul

Lisboa estreia ligação semanal à América do Sul

02/10/2023
Lisboa é o melhor porto de cruzeiros da Europa

Lisboa é o melhor porto de cruzeiros da Europa

02/10/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist